top of page

A CURA DA ANSIEDADE

  • Foto do escritor: Antônio Sacalonga
    Antônio Sacalonga
  • 23 de jan. de 2024
  • 7 min de leitura

Atualizado: 2 de jun. de 2024

Leia quatro remédios espirituais, para a cura da ansiedade

O que é ansiedade?

Pelo que se pode ler a partir da vontade do Pai da Criação, Deus define a ansiedade como pecado! Assim sendo, ter ou manifestar ansiedade é pecado. Pois, a ansiedade gera preocupação e a preocupação o medo. De modo que o medo e a preocupação têm juntas, a capacidade de remover do nosso coração,  a nossa fé em Deus. Quando a nossa fé em Deus é removida do coração, o pecado toma conta. 


Muitos começam projetos sérios a base das emoções e os efeitos disso é que as decisões tomadas a partir das emoções têm pouca duração.

O mais grave ainda é que uma boa parte dos filhos de Deus começam seus projetos sob influência dos sentimentos e como cristãos, não  deveríamos começar qualquer negócio usando a ansiedade como fundamento. Devemos usar a fé e o amor, como a base das nossas decisões em vez da ansiedade.  


Não andem ansiosos por coisa alguma,

mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. 

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. 

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 

Filipenses 4:6-8(ARC)


Remédios para à cura da Ansiedade

Observações preliminares


O verso sete do catítulo quatro aos Filipenses, revela o que é de fato mais importante em relação às nossas emoções: O coração e a mente. Que por relevância, devem ser guardados com a Paz de Deus. Esta Paz é o Shalom de Deus, a Paz que excede todo o entendimento que podemos achar no mundo! Ou seja, a Paz que excede todo o entendimento que sustenta a tristeza e o mau estar. 


Ao categorizar os versículos 6 e 7 do capítulo 4 aos Filipenses, textos acima referidos, encontramos instruções maravilhosas para combater a ansiedade. O mundo diz que não existe cura para a ansiedade e Deus disse que a ansiedade é combatido a partir das seguinte observações:


1.... Não andem ansiosos por coisa alguma.


A Palavra de Deus está bem clara. Ela é apresentada aos seus filhos imperativamente. Não andem ansiosos por coisa alguma. O contexto é o mesmo quando Deus disse à Adão: Não coma da árvore do conhecimento do bem e mal, porque no dia em que dela comeres certamente morrerás. Genesis 2:16-17 (NVI). "A essa altura, vale lembrar que Adão nunca havia experimentado algum pingo de ansiedade em sua existência". Aqui, conseguimos entender que somente os desobedientes podem andar ansiosos. Se eu e você determinarmos andar em submissão a Palavra de Deus, seguindo suas preciosas orientações, podemos evitar excessivas experiências de ansiedade em nossas mentes. Afinal, a Palavra de Deus e seus decrétos, já estão estabelecidos nos céus. Saloms 119:80. Assim, ao obedecermos sua Palavra, nós estabelecemos a vontade de Deus para a nossa salvação na terra, através do nosso coração, mente e boca. Romanos 10:9-13.


2. … em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.


Em tudo quer dizer que não devemos fazer passar nada em nossas vidas que Deus não deve estar por dentro, apesar dele já saber o futuro. Afinal de contas, é nós que precisamos não pecar ou não andar ansiosos e para isso, depois de determinarmos em nossas vidas obedecer tudo o que Deus pede para fazermos, agora é a hora de também decidirmos em tudo, apresentar a Ele TODOS OS NOSSOS DILEMAS. Ou seja, todas as nossas demandas devem ser apresentadas a Deus. Esse tipo de comportamento é uma dose que elimina o pecado da ansiedade. 


Concluindo as observações acima, não podemos esquecer que o meio de apresentarmos a Deus todos os nossos pedidos é pela oração, súplica e ações de graças


Vamos agora detalhar os quatro remédios para ansiedade, administradas pelas Sagradas Escrituras, a partir da passagem da carta aos Filipenses 4:6 e 7.



Remédios espirituais que curam a ansiedade 

Falar com Deus, é o primeiro remédio para ansiedade.

No texto base da carta aos Filipenses 4:7, oração, em seus termos originais do grego, quer dizer proseuche. Quem realiza proseuche, só consegue fazer isso quando separa um tempo e um lugar apropriado para dirigir pedidos a Deus.


Proseuche também sugere que quem desejar orar, deve apresentar um coração sincero e mãos limpas. E isso, só Jesus Cristo pode nos ajudar a adquirir, aceitando - O como Senhor e Salvador do nosso coração.   Mãos limpas quer dizer fazer as boas obras da fé. Proseuche exige que na oração você saiba  expressar sua confiança à Deus, demonstrando a Ele suas necessidades pessoais. 


Por último, o termo original sobre oração, "proseuche" significa que o indivíduo vai conversar com Deus de coração para coração.  Em outras palavras, Deus responde orações que procedem de um coração contrito. Salmos 51:17


A Súplica à Deus, é o segundo remédio da ansiedade.

A palavra súplica é a palavra grega "deesis" que quer dizer; estar necessitado. O diminutivo dee ou deo, que dizer atar, ou prender. Em outras palavras, alguém que suplica, é aquele que está atado em Deus. Não O larga até que as necessidades demonstradas em oração, sejam respondidas! Se você está atado com Deus, é impossível provar o medo e a ansiedade em sua vida. 


Praticar ações de graças é o terceiro remédio da ansiedade.

O dicionário Strong define ações de graça como Eucharistia. Ou seja, gratidão. O dicionário apresenta a palavra neutra  eus, que quer dizer: Bom, ser afortunado, passar bem, prosperar e agir bem.    Assim, é vontade de Deus que depois de falar com Ele em oração e súplica, você e eu demonstramos em nossas atitudes, ações de graças. Eus dá a ideia de que o acesso à Deus, por meio de sua vontade, nos deixa afortunados. Por isso, depois de orarmos, os próximos atos devem ser de  agradecimentos! Pois, se Deus nos ouviu é porque fomos contemplados. A atitude não deve ser outra se não a de sermos gratos. Me parece que pessoas ansiosas, sempre demonstram atitudes de ingratidão, em suas relações com Deus. E esta atitude, pode também ser transferido entre suas relações com os homens.


Quando praticamos ações de graças, a Paz que excede todo o entendimento chega como resposta em nossos corações. E esta, é mais uma outra dose que elimina à ansiedade em nós de imediáto!


O quarto remédio é "pensar" em tudo o que é verdadeiro.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 

Filipenses 4:7


O texto acima, é a conclusão das instruções para o tratamento do pecado da ansiedade. Assim sendo, em primeiro lugar, é necessário  determinar  não andar ansioso para depois conseguirmos orar, suplicar a Deus e agir com ações de graças. 


O antídoto da ansiedade está em aprendermos a nos posicionar em nossas escolhas, a partir de TUDO o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, tudo o que tem excelência ou que seja digno de louvor. 


O Apóstolo Paulo disse no verso nove do capítulo quatro aos Filipenses, que as atitudes acima descritas, devem ser aprendidas. Alguém deve nos ensinar a sermos verdadeiros e puros em nossos pensamentos. Ele disse aos Filipenses: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes EM MIM, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. 


Devo reforçar a ideia de que quando Deus está conosco, isso significa muito para a nossa estadia e saúde na terra.


Podemos nos lembrar de Abraão, de José que interpretou os sonhos de Faraó, de Daniel e Davi, entendendo que de fato, todos os que praticaram a verdade, os que praticaram atitudes nobres, os que foram respeitáveis, e que em seus dias na terra demonstraram o caráter justo, amável, de boa fama e digno de louvor, a estes, Deus os favoreceu em todos os seus caminhos.


O Apóstolo Paulo ensinou aos romanos, que quando Deus está conosco, ninguém deve ser contra nós! Rm 8:31


Tudo o que for verdadeiro

Devemos entender que o Apóstolo Paulo está listando uma receita que combate a ansiedade, o medo e a preocupação. Coisas estas que Deus manda para que não fazermos, pois, é pecado. 


Assim, a verdade, deve de fato estar no topo da lista. Tudo o que é verdadeiro, só se acha em Jesus e em corações regenerados! Então, o Apóstolo está orientando para os efeitos da cura da ansiedade, à acessar o Trono da Graça antes de qualquer coisa. Lá está o princípio e o fim de toda a nossa história. A verdade é Cristo, que é o Alfa e o Ômega de tudo o que nos diz respeito. 


Às vezes somos tentados a não contar com Ele em tudo e devemos estar atentos quanto a isso. Pois, O Pai, enviou nosso Irmão para substituir nossos fardos e para além Dele ser  o nosso Cordeiro e ter o corpo e o sangue da nossa pureza, Deus O estabeleceu como O Caminho a Verdade e a Vida. Ninguém acessa as insondáveis riquezas do Pai, sem a Verdade - Jesus Cristo. Este é o ponto principal, a verdade que deve ocupar os nossos pensamentos quanto a qualquer espécie de negócios na terra. Nossos pensamentos são nutridos pelo que Jesus diz! 

A ansiedade não rouba o espaço onde Cristo está estabelecido. Estabeleça a verdade revelada em seu coração e isso será remédio para qualquer natureza ansiosa que você possa estar enfrentando.

Ao priorizar a verdade por meio de uma conversa com Deus, Ele nos responde com estas maravilhosa promessa; Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11


O primeiro lugar que a Palavra de Deus produz o prazer para Deus, é em nós. Pois, somos os seu templo. Então, não voltaremos para Deus vazios e a prosperidade absoluta em nós, é o efeito da recepção da Palavra revelada de Deus, produzindo ainda na terra homens e mulheres nobres, justos, puros, de boa fama, vidas excelentes e dignas de louvor. 


Somente a verdade constrói e ocupa em nossas mentes as qualidades acima, mas, é necessário deixarmos a Verdade agir, dando lugar a ela.


Se este artigo foi relevante para você, não deixa de curtir e comentar. Ore também por este trabalho, ore para que este conteúdo chegue para mais pessoas.

Se quiser fazer uma doação, aqui segue nossos dados:
Banco do Brasil
PIX: (83) 991 414 037




2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Antonio M V Sacalonga
Antonio M V Sacalonga
24 de jan. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Conteúdo top!

Curtir
Rogerio Vicente
Rogerio Vicente
31 de jan. de 2024
Respondendo a

Muito importante conteúdos como esse, que trata assuntos do dia a dia com uma perspectiva saudável da bíblia. Ansiedade todos teremos, mas o que fazer quando ela chega?

O artigo nos dá dicas importantes.


Obrigado pelo compartilhamento pastor. Deus continue te abençoando


Curtir
bottom of page