A GRAÇA SALVADORA DE DEUS
- Antônio Sacalonga

- 14 de mar. de 2025
- 7 min de leitura
Introdução

A Graça Salvadora é a mesma que para além de nos salvar do inferno e organizar a nossa breve chegada nos céus, ela também nos mantém vitoriosos na terra, sendo Cristo para aqueles que não conhecem o nosso Deus. Em Cristo Jesus, Ele sendo achado na espécie humana, é visto a Graça Salvadora de Deus, quando Ele disse: No mundo tereis aflições, tendes bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)
O bispo Keith A. Butler, em seu livro “Plantando Igrejas”, oferece a definição e o entendimento da Graça de Deus como nunca vi. O bispo declarou no livro que a graça de Deus é “fundamentalmente a pessoa do Espírito Santo”. Ele está completamente correto, pois, Hebreus 10:29 chama o Espírito Santo de o Espírito da Graça.
Para além disso, ao escrever o livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas cheio com a graça de Deus disse: como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; (Atos 10:38).
Gosto muito desta afirmação na Bíblia: …Deus era com ele...! Acredito que isso significa a graça de Deus em nós, principalmente no novo testamento onde somos selados com o penhor do Espírito Santo. Leia: (2 Coríntios 5:5 e Efésios 1:14).
Assim, sob o entendimento do que o bispo Butler deixou no livro, “Plantando Igrejas”, a vitória que Jesus obteve sobre o mundo de zero a mil, não foi pela força do braço ou a partir de um estilo de entendimento próprio. A Graça de Deus, foi materializada com a unção do Espírito Santo em Jesus. Assim, Ele conseguiu vencer o mundo e nos salvar dele.
Nós podemos de igual modo assim como Jesus, vencer o mundo! 2 Timóteo 1:7 NVI diz: Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
Aliás, nós já temos vencido o mundo. Pois, dele já fomos salvos pela Graça que opera agora mesmo sobre todos os que creem em Jesus Cristo.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Romanos 8:1).
Entendendo a Graça de Deus
Graça é interpretado em Deus, sendo este, Aquele que tem tudo aquilo que produz e dá alegria, deleite, prazer e doçura. Em nenhuma parte do mundo, se não na igreja, encontraremos todas as qualidades citadas acima. Somente mediante a fé em Deus e em sua vontade é que conseguimos desfrutar do que ele produz e dá, como: alegria, deleite, prazer e doçura em nossas vidas espirituais, emocionais e em todas as demais áreas do nosso viver na terra. A graça de Deus é entendida no momento que reconhecemos termos ganho à vida e todos respectivos recursos para à manutenção da vida, sem termos pago nada por isso. É o fato da salvação do nosso espírito humano; um dia iremos estar na presença de Deus nos céus, sem termos pago nada. Pois, o preço do acesso à Deus, aos céus e da recriação do nosso coração, foi custeado com o Precioso Sangue do Cordeiro Jesus de Nazare.
Verdadeiramente, o castigo (preço) que nos trouxe a paz, a graça de Deus, estava sobre os ombros de Jesus por meio da cruz e antes de morrer na quela cruz, Cristo disse: A vossa graciosa salvação está consumada e a forma de vocês desfrutarem dela é crer em mim e confiar no meu nome. João 19:30, ler também Isaías 53:4-5.
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" João 11:25-26.
E aí?... Você crê nas Palavras do Salvador, descritas acima? Como dissemos, anossa graciosa salvação está consumada e a forma como desfrutamos dela é crer em Cristo Jesus e confiar no nome Dele.
Se você perceber, todas as empresas no mundo existem para promover um tipo de graça e à medida que eles conseguem projetar isso aos seus públicos alvos, eles subtraem montantes de milhões e bilhões de dinheiro. Tudo porque eles traduzem a alegria, deleite, prazer e doçura em tipos de produtos supostamente lucrativos. Nos últimos dias de Jesus na terra Ele disse aos seus discípulos: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. (João 14:27).
Em outras palavras Jesus disse o seguinte: “Estou entregando a todos vocês meus discípulos a paz, a minha paz, traduzida em alegria, deleite, prazer e doçura vos dou; mas, não vos dou como o mundo dá. O mundo estipula um preço e cobra com juros tudo o que dá alegria, deleite, prazer e doçura, Eu, porém, dou todas essas coisas de graça, sem estipular um preço e sem cobrar nada”.
Lembre-se disso: A alegria, o deleite, o prazer e a doçura do mundo é temporária, é passageira. O que Deus tem para nós não tem fim, e é igual à Ele.
Verás que Jesus atribui à vitória sobre as aflições, ao se ter bom ânimo que é o mesmo que ter e manifestar a alegria, resultado da Graça Salvadora de Deus, operando em nós. Ou seja, ao se ter a Graça de Deus, como disse, traduzida em viver alegres, deleitados em Deus e recobrados o prazer pela sua presença, leis e mandamentos, experimentaremos vitórias sobre pressões e aflições do mundo.
Não existe a possibilidade de vencer o mundo com seus arranjos, manter sãos os nossos objetivos de vida, resgatarmos coisas que o diabo roubou e destruiu, ajudar pessoas enfermas e ou preservar a nossa própria mente, sem a Graça de Deus. Por isso, Paulo, pelo Espírito Santo disse: Porque pela Graça sois Salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. (Efésios 2:8).
Vencer com a Graça de Deus
Vencer o mundo significa ficar por cima das exigências que o sistema maligno propõe. Significa também conseguir resistir às pressões e demandar as obrigações, deveres e direito de expressão em um mundo caótico. Se o diabo se mexe com insultos e depravações, nós nos manifestamos muito mais na companhia do Espírito da Graça. (Hebreus 10:29).
O nosso Rei e Senhor (Dono), nos prometeu o seguinte:
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:7,8).
O texto acima, é uma das promessas que mais me deixa empolgado em toda a Bíblia. O Rei está dizendo que durante a nossa existência na terra, se nos depararmos com necessidades pelas quais pedimos a Ele e não haver a matéria que supra aquela necessidade na terra, ou melhor; coisas que haveremos de precisar que ainda não foram criadas ou inventadas, Ele mesmo criará aquela matéria, aquele bem ou serviço para nós! Isso não é empolgante?... Acredito que é. Não sei como Ele vai fazer, tenho certeza que ao cremos em suas promessas, quem fica no lucro somos nós mesmo. Jão 15:7 é uma das promessas do Rei Salvador, que mostra o poder criativo de Deus para nos ver supridos enquanto durar nossa existência na terra.
Assim, dar muito fruto na vida é sinônimo de estar cheio da Graça Salvadora de Deus.
Entenda os paralelos do texto:
Se vós estiverdes em mim,... Isso que dizer nascer de novo, estar vivo para Deus e ser igual à Ele em espírito. É também ser fruto da semente do segundo Adão, confira: Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão (Jesus Cristo) foi feito em espírito vivificante (1º Cor 15:45).
…e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Isso significa ser e participar do estilo de vida de Cristo, viver na prática de cada orientação que chegar a nossa consciência que é o nosso coração, lugar que forma o centro das nossas decisões. Entenda uma coisa: para os efeitos de nossa comunicação com Deus e os céus, nós precisamos permitir que as Palavras do Rei estejam em nós. As Palavras do Senhor estar em nós, significa em nossos corações e não em nossas mentes apenas. A mente carece de salvação e o trabalho da renovação da mente é nossa, já a salvação do nosso coração/espírito, foi o trabalho do Rei Salvador Jesus Cristo pelo Espírito Santo. Por isso, você pode confiar em seu coração, uma vez que você se certificar que o Rei o recriou, quando assim você O aceitou e O tens confessado publicamente em seus comportamentos.
… Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Primeiro nascemos de novo, em segundo plano somos achados como aqueles que vivem a partir da prática de cada orientação que sai da boca do nosso Mestre e Rei Jesus, em terceiro lugar a consequência de viver na obediência cria um ambiente onde Deus opera criando coisas maravilhosas que produzem a alegria, deleite, prazer e doçura de viver em nós. Em quarto lugar O nosso Pai é glorificado e a partir disso nos tornamos discípulos, ou seja, nos tornamos e permanecemos vencedores, para além de sermos os verdadeiros testemunhas práticas da operosa Graça Salvadora de Deus, em qualquer lugar da terra.
Como experimentar e viver desta Graça Salvadora?
Experimentamos desta Graça, quando aceitamos que a verdadeira e genuína alegria, deleite, prazer e doçura do viver, não aprendemos e nem encontramos no mundo. Não vem de nós os humanos e nem de nenhuma particular invenção. Deus nos deu por meio de Jesus Cristo.
A Graça Salvadora é recepcionada mediante a fé. Ou seja, na mensagem, ensinos, exortações e mandamentos que procedem do próprio Espírito de Cristo. A fé vem pelo ouvir e o ouvir a mensagem de Cristo. Rm 10:10.
A Graça Salvadora é um presente de Deus que deve apenas um gesto aos humanos; a atitude de recepcionar este presente em corações humildes e famintos de Deus.
Se este artigo foi relevante para você, não deixa de curtir e comentar. Ore também por este trabalho, ore para que este conteúdo chegue para mais pessoas.
Se quiser fazer uma doação, aqui segue nossos dados:
Caixa Econômica
PIX: Celular - (83) 9 9141-4037
IBAN: BE86 9051 8702 0350







Espero que gostem!