É COM O "CORAÇÃO" QUE HONRAMOS A DEUS
- Antônio Sacalonga

- 4 de fev. de 2025
- 6 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2025

“Este povo me honra com os lábios, mas o “seu coração” está longe de mim”
(Mateus 15:08)
Toda a honra para Deus e para os homens, tem origem em nossos corações. Você e eu não honramos a Deus e/ou as pessoas a partir da nossa mente ou pelo que podemos dar a partir das somas que acumulamos em nossas contas bancárias ou aplicações. Honramos a Deus pela inteireza do nosso coração. O nosso exterior é formatado pelo que está dentro, aquilo que damos a Deus só tem honra se a consideração da oferta vier de um coração regenerado. Por isso, honra começa em nossos corações.
Deus recebe sacrifícios que começam no coração, como está escrito: "De tudo o que se deve guardar, guarde o coração, dele, procedem as fontes da vida". Prov 4:23. Devo lembrá-lo que Ele é quem criou os nossos corações. Deus sabe de tudo!
Os interesses de Deus sobre a terra são realizados por homens que permitiram ser moldados pelo próprio Coração de Deus. David foi um dos moços que foi achado e considerado um homem que desenvolveu um coração segundo Deus. Por isso, Deus lhe confiou grandes coisas na terra.
O testemunho dado por Deus a respeito de David
Mas o povo lhe rogou por um rei, e Deus lhes concedeu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou pelo espaço de quarenta anos. Depois que tirou o reinado de Saul, deu-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo conforme a minha vontade’. E, da descendência desse homem, Deus levantou para Israel o Salvador Jesus, assim como prometera.Atos 13:20-22
Jesus Cristo está levantado Rei e Salvador, não somente de Israel, Ele é também Rei e Salvador do mundo todo. Por causa de um coração na terra que honrou a Deus, que é o caso inicial do coração de Abraão e o de David, os planos de Deus se cumpriram satisfatoriamente!
Hoje, estamos sob a demanda de propagar o evangelho aos mortos espirituais e apregoar o ano aceitável do Senhor, enquanto deveríamos pregar libertação e dar continuidade ao estabelecimento do Reino de Deus aos corações perdidos. Esta é a vontade de Deus.
Olha novamente a expressão feliz do Pai: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo conforme a minha vontade’... De fato, Deus estava muito feliz por ter achado David.
O nosso Mestre também fez este apelo em João 4:23 quando disse: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito(coração) e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.
Será que estamos atentos a esta solicitação do Pai e do Mestre?.. Será que hoje Deus pode nos achar como achou David, a ponto de dar testemunho de nós nos céus e na terra, de que uma vez nos confiando sua vontade, haveremos de fazer tudo conforme a sua vontade?
Porque a honra começa em nossos corações?
Depois que tirou o reinado de Saul, deu-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, ele fará tudo conforme a minha vontade. Atos 13:22O reinado de Saul lhe foi tirado porque desonrou a Deus no coração. Porém, Deus não quer parar de realizar sua obra somente porque alguns O desonraram. Ele tem expectativas em nosso culto racional, ou seja, em nossa conduta e reações durante a nossa vida na terra, vista as propostas colocadas por Ele, a fim de serem executadas na terra. Deus quer ver Ele em nós, quando pensamos, falamos ou fazemos coisas no planeta. Afinal, devemos ser semelhantes a Deus, segundo como Ele mesmo nos criou.
O que o Pai testemunhou de David, por exemplo, é como se Ele estivesse dizendo:
David é igual a mim. E como o seu coração é segundo o meu, seus pensamentos e suas atitudes também o são e é isso que me agrada. E quem consegue me agradar, também consegue fazer toda a minha vontade na terra. Aos Romanos Paulo pediu: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este presente século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rom. 12:1-2.
Verás que neste pedido, o apóstolo não fala nada sobre transformar o coração. Porque não?.. Porque é com o coração que honramos a Deus e o coração, na Nova Aliança, já está regenerado e todo o direcionamento do mover de Deus para a terra, começa a partir dos corações regenerados e não a partir das mentes, que por sua vez, de acordo com o texto acima, precisa ser transformada.
Assim como Saul, muitos perdem a oportunidade de promoverem o reinado de Deus porque o querem fazer a partir da mente e a mente não suporta a grandiosidade deste serviço. Não está autorizada a mente, a recepção da visão do serviço do Reino Deus. Somente um coração regenerado e contrito tem o direito de recepcionar a grandeza da visão celestial que descreve o nosso trabalho na terra.
Quando Deus se dirige até nós, Ele não bate primeiro a porta da nossa vida carnal, para depois acessar a porta da mente e então, por último, bater a porta do coração. O corpo, como a nossa casa terrena se corrompe dia após dia, a nossa mente precisa ser renovada. Mas, Deus disse que Ele próprio bate à porta do nosso coração, de modo que ao abrirmos a porta, Ele entra, senta no trono do nosso coração para ceiar conosco. Por isso, é com o coração que conseguimos honrar a Deus. Pois, as coisas de Deus são justificadas em nossos corações e não na mente. (Ver Rom 8:16)
Os efeitos da honra a Deus a partir do coração humano
A honra a Deus começa com a nossa fé Nele e nossa fé em Deus é liberada a partir do nosso coração,
Não existe fé em Deus que nasce da mente humana. A fé que agrada e honra a Deus, é a fé que nasce no coração humano, com a ajuda do Espírito Santo.
O que vem dos céus da parte de Deus como: uma orientação pontual, descrição do propósito dele para você na terra, é creditado primeiramente em seu coração, antes de sua materialização.
O coração é o centro de operações para a promoção da salvação da alma e do corpo humano e é no coração onde os caminhos do propósito da vida começam a ser desenhados e formatados. (O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida ). Prov 15:13 e 4:23.
O coração é também o centro de operações da justiça de Deus. (Com o coração se crê para a Justiça de Deus. Rom 10
Conclusão
Honramos a Deus quando reconhecemos e aceitamos a sua existência, cremos na sua justiça, recebemos sua aliança e obedecemos os deveres e direitos dos seus mandamentos. O lugar onde processamos todas estas coisas é o coração. O coração é o lugar que Deus escolheu para que por meio dele O honremos. A mensagem por trás da parábola do semeador ilustra melhor esta verdade. (Ver Marcos 4:1-20

A semente do reino de Deus que deve florescer na terra. Ela não deve ser plantada na mente e nem na carne, deve ser plantada no coração do homem. É no coração que as coisas de Deus uma vez plantadas germinam e crescem até dar frutos, frutos que prevalecem para a honra e a glória de Deus.
De fato, é com o "coração" que honramos a Deus. A estrutura e a ordem da criação do homem é composta por espírito, alma e corpo, dando nos a entender que é a vida espiritual que sustenta a alma e o corpo. Portanto, de acordo com João 4:23, Deus é Espírito e importa que seus servos O adorem em espírito e em verdade. Assim, a honra começa em nossos "corações" que é simbolizado ser o espírito humano.
Se este artigo foi relevante para você, não deixa de curtir e comentar. Ore também por este trabalho, ore para que este conteúdo chegue para mais pessoas.
Se quiser fazer uma doação, aqui segue nossos dados:
Caixa Econômica
PIX: Celular - (83) 9 9141-4037







O coração é o carro chefe!