VENÇA O MEDO
- Antônio Sacalonga

- 2 de jun. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2024
Leia Fé, leia à sua vitória

Neste artigo apresento de forma sucinta, orienações espirituais básicas que uma vez adquiridas com consciência, deixará sua fé robusta para vencer qualquer espécie de manifestação do medo.
O que é medo?
O medo é um palpite enjoativo à inexistência de Deus, é uma materia fatal da incredulidade, é também o nível mais baixo de um sentimento espiritual, uma clara exposição do reino satânico na humanidade.
É por meio do medo, alma gêmea da incredulidade, que os limites para se alcançar as promessas e mandamentos de Deus são estabelecidos. Ela tem como fundamento de sustentação o perigo eminente ou relativo.
Um público expert no medo são os demônios e eles se esforçam para compartilhar este estado espiritual aos homens.
Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Tiago 2:19 (NVI)
A palavra treme no texto acima, é a palavra phrisso. Em seus termos originais, de acordo com o Dicionário Strong-PT, ela quer dizer alguém que é varrido e invadido por um medo extremo, a ponto de ser achado terrificado!
Deus não nos criou para andarmos com medo, desiludido e sem orientação alguma. Então Moisés disse:
Não tenha medo nem desanime, pois o próprio SENHOR irá diante de você. Ele estará com você; não os deixará nem os abandonará Deuteronômio 31:8 (NVT)
Recursos Bíblicos Espirituais para combater o medo
Os recursos espirituais são os princípios elementares doutrinários. Uma verdadeira solução para o medo é o acesso que devemos ter em direção ao amor de Deus. Este amor foi oferecido e manifestado pelo Reino de Deus, para enfrentarmos qualquer espécie de medo.
No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4.8 (AR)
No amor não há medo antes o perfeito amor elimina o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4.8 (A21)
No amor não há medo pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo; porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4.8 (NVI)
Ou seja, em Deus, em Jesus, na comunhão com o Espírito Santo, não existe medo e o acesso à Trindade está à nossa disposição. Não precisamos inventar nada para seguirmos a vida como vencedores. Basta a Palavra de Deus, basta o amor Deus provado em seu Filho Jesus, o Cristo que nos foi dado e como se não bastasse, a presença do Espírito Santo em todos nós que reconhecemos e temos aceitado ser Jesus Cristo, o Salvador de toda a espécie da criação boa, agradável e perfeita de Deus, especialmente você e a mim.
Observe novamente o texto: No amor não há medo. Isso quer dizer que se temos o amor de Deus, não temos consequentemente o medo. Assim, a presença do medo no homem reflete a ausência de Deus no homem.
Outro cuidado a observar é este: ... o perfeito amor lança fora o medo. Esta afirmação é uma alerta à manifestação de outros tipos de amor que querem sediar o nosso coração. Por exemplo, o amor humano não aguenta e nem suporta as pressões, circunstâncias e adversidades jogadas contra nós. Já o perfeito amor, que é o amor de Deus, este, joga fora de nós, todo o inferno juntos de uma vez só!
Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
Assegura-se de que o que está reinando em seu coração, é o amor de Deus. Você não precisa temer, você não precisa parar de fazer o que é bom, contanto que estas verdades devem ser aceitas e aplicadas com sinceridade. Assim, não seremos enganados e nem tão pouco vencidos com qualquer narrativa humana ou diabólica.
Uso consciente dos recursos espirituais
Na terra corrompida, o tempo para obedecer a vontade de Deus tem limite. Da terra, os resultados da nossa obediência à Palavra de Deus são eternos!
Os recursos finitos das promessas de Deus têm seu limite no cumprimento dela! Por exemplo, um dia já não será mais necessário usar o nome de Jesus para manifestar nossa autoridade contra o mal. Isso acontecerá, quando o diabo e toda a sua organização forem lançados no inferno e nós os que cremos, formos expostos para a eternidade com Deus e completamente glorificados!
Naquele estado eterno, não será necessário o uso de alguns recursos que usamos hoje no tempo da graça. É o caso do Nome de Jesus, os dons Espirituais e os dons Ministeriais. E não será, obviamente necessário, o exercício da evangelização. O evangelismo é o serviço cristão específico do tempo pontual da graça, o evangelho é eterno, a evangelização não é eterna! Por isso, não devemos como igreja, desperdiçar este tempo postulado como A Graça de Deus. Este é o nosso momento de brilhar muito no mundo e construir o montante do nosso galardão.
Segue resumidos três recursos graciosos para a nossa manutenção plena na terra e nos céus,, que são: A Palavra de Deus, o Nome de Jesus e a Pessoa do Espírito Santo.
Vença o medo com Palavra Escrita de Deus (A Bíblia)
As Palavras do nosso criador estão categorizadas em orientações, decretos, mandamentos e promessas. Promessas sobre cura divina, prosperidade e sucesso triunfal na carreira espiritual e orientações que uma vez acatadas, nos mantêm glorificados na terra.
Suas ordens e mandamentos são expostas com Leis que servem para atender sua posição de um Deus amoroso e cuidador de sua criação. Para além de refletir também o título de Juiz, dentro de sua jurisprudência na ordem de sua esfera como criador.
Aquele que cria, tem o direito de estabelecer as regras de usufruto do produto, especificando em Lei, tanto espirituais como naturais, o modo, o tempo e circunstâncias de usos, de tudo o que está exposto para nós, de sua criação.
Assim, se você quer desenvolver uma vida ousada, vitoriosa e vencedora e ainda expandir sua sabedoria e inteligência espiritual, ler a Bíblia diariamente é a primeira dose de recurso absoluto para se ter sucesso na vida e destruir qualquer sofisma na sua vida.
Vença o medo em Nome de Jesus
E tudo o que pedirdes em meu nome isso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Este rico Nome, permite-nos fazer e ter muita coisa em Deus, para além de solicitar tudo o que precisamos de Deus.
O nome de Jesus é uma procuração legal que nos dá acesso à comunhão com Deus e sermos achados semelhantes a Eles em plenitude. O texto acima está muito claro e objetivo! Não existe necessidade de esforço para tentar entender sua simplicidade; ele disse: TUDO O QUE VOCÊ PEDIR EM MEU NOME, EU O FAREI.
Esta palavra fazer, quer dizer que se aquilo que você vai pedir a Deus não existir na terra, Ele vai criar para você. Então, se uma coisa que você não tem é ousadia, peça a Deus usando o nome de Jesus. O nome dele não está no Serasa nem no Spec, o que está escrito: ...E tudo o que pedirdes em meu nome isso farei... é uma ordem jurídica que demonstra o amor de Deus em Cristo Jesus para mim e para você. Então, peça a vontade. Não tenha medo de pedir, contato que seja à pessoa certa, Deus.
Até agora nada tendes pedido em meu Nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. João 16:24
Assim, o uso consciente do Nome de Jesus é a garantia que temos para prevaleceremos diante de qualquer situação diabólica durante a nossa peregrinação na terra. Com este Nome temos o direito de pedir a Deus, absolutamente qualquer coisa.
Vença o medo com a Presença do Espírito Santo
O Espírito Santo é um Amigo real e fiel. Ele nos ajuda a ler e entender as Escrituras, O Coração do Pai, nos ajuda também à termos um bom relacionamento com Jesus. Ele é a nossa Unção, que nos capacitando a viver uma vida pura e santa. Aliás, só somos chamados de justificados e santos por causa da obra do renascimento que Ele operou em nós. Ele está aqui para promover o entendimento em nossos corações, sobretudo o que Jesus conquistou em todos os reinos na terra e no céu. Mateus 4:8.
O Espírito Santo é também o Outro Consolador, à semelhança do espírito operoso e gracioso de Cristo, nos fazendo penetrar as profundezas do coração de Deus, nos ajundando assim, à entender e desfrutar das insondáveis riquezas de Deus, até onde permitimos.
Assim, como filhos e amigos de Deus, não conseguimos nos manter vivos, poderosos e vitoriosos sem as Escrituras Sagradas, Sem Jesus no coração e sem a Presença do Espírito Santo nos guiando em toda a verdade.
Meu conselho para você é este; o medo já foi vencido ma vez. Ele não está mais na arena da minha vida e pode não estar também na sua. Fique de pé, levante as mãos ao alto e diga em voz alta: Eu tenho Jesus, por isso, não tenho medo de avançar e seguir em frente. Diga mais; Obrigado Jesus por me salvar do inferno e do medo, eu sou livre!
Que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus e comnuhão do Espírito Santo sejam com você. Amém!
Leia também:
Se este artigo foi relevante para você, não deixa de curtir e comentar. Ore também por este trabalho, ore para que este conteúdo chegue para mais pessoas.
Se quiser fazer uma doação, aqui segue nossos dados:
Banco do Brasil
PIX: (83) 991 414 037






Que conteúdo poderoso pastor sacalonga 👏
Deus abençoe
Que expendido!.. Medo, já mais.